7 de mar. de 2010

Comendo por dois, será??

Desde o início da gravidez me preocupo muito com minha alimentação, pensando sempre na formação do Antonio, tive que mudar alguns habitos alimentares pensando na minha saúde e no desenvolvimento dele.
O que importa na verdade não é a quantidade, mas sim a qualidade. Claro que não virei uma paranóica, por que algumas vezes comi sanduiches, sorvetes, bolos e refrigerantes. Mas no meu cotidiano procurava substituir biscoitos recheados, que eu amo, por barrinha de cereal, e quando eu realmente estava com fome no meio da tarde ou de madrugada..rsrs, comia muitas frutas, queijo e iogurte.
Uma coisa que estou evitando também até por que esta me dando muita azia, são as frituras, procuro substituir pelo grelhado e cozido.
Alguns nutrientes importantes para mim e para o Antonio nesta fase são:
Proteínas: é fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê. Que são as carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilhas, grão-de-bico, nozes.
Carboidratos: São muito importantes, pois fornecem as calorias adicionais que a gestante necessita. Que são os pães, cereais, arroz, massas, batata, frutas. Os alimentos ricos em açúcares, como doces e refrigerantes, também contêm carboidrato, mas são muito calóricos e pobres em vitaminas e minerais.
Ácido fólico: é fundamental para a formação do sistema nervoso do feto, na formação do sangue e das células. Que são as folhas verdes como espinafre e brócolis, fígado, laranja, batata-doce e abóbora, alimentos integrais e legumes.
Vitamina B12: Também atua na produção sangüínea e na produção de células novas. Que são as carnes, peixes, aves, leite e derivados, ovos.
Cálcio: Este mineral está envolvido na formação de ossos e dentes do bebê. Que são o leite e derivados, vegetais como couve, agrião, mostarda e brócolis, sardinha em lata, alguns tipos de feijão, produtos à base de soja como tofu e alimentos fortificados.
Ferro: Faz parte da hemoglobina, substância dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo. Que são as carnes, aves, peixes e fígado têm um tipo de ferro que é muito bem absorvido. Já as leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, e as folhas verde-escuras, como espinafre e couve, contêm outro tipo, mais difícil de ser absorvido. Para ajudar a absorção deste ferro, consuma junto alimentos ricos em vitamina C, como frutas e sucos de laranja, limão, goiaba, acerola, caju, maracujá e evite o café.
Segundo o site www.nutricaodagestante.com.br, tem umas dicas importantes na alimentação na gravidez que eu segui e me fizeram muito bem, que são:

• Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação;
• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia;
• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.
• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), que autorizou o uso de produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados seguros ao bebê. O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados, pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.

As informações contidas aqui são de forma geral, pode ser que mude alguma orientação de acordo com a saúde da gestante.

Um comentário:

  1. olá Ana Clara,queria muito que vc me ajuda-se já que vc e psicologa,meu e-mail e francyeemaury@gmail.com acho que estou gravida de quase dois meses de primeira viagem...Aguardo a sua responde por e-mail ai te conto a minha historia...
    bjoss
    franciele

    ResponderExcluir