18 de out de 2010

A importância do pai para um bebê

Desde que o Antonio nasceu eu que sempre fiz tudo por e para ele, amamentei, cuidei, troquei, dei banho, fiz dormir, acordei de madrugada...etc, etc... O João é Agronomo e trabalha numa Usina de Açucar e Alcool, e a rotina dele é muito puxada, a pressão, responsabilidade, horarios, plantões, gerentes e supervisores na cabeça dele. Ele acorda pra trabalhar as 5:00 e volta pra casa as 19:00 e trabalha nos finais de semana com folgas alternadas aos domingos, ou seja beeeemmm cansativo. Eu sempre entendi isso por que ja trabalhei em usina tb.
Então por isso eu acabava não "exigindo" tanto a participação dele nos cuidados do Antonio, foi a pior coisa que eu fiz!
Hoje o Antonio está com 4 meses e meio, e vi que ele estava se apegando a outras pessoas que não fosse eu, por exemplo minha mãe, e com o João ele reagia normal, como uma pessoa sem tanta importância. E eu comecei a sentir falta do João nos cuidados com o Antonio.
Tivemos uma conversa bem seria na sexta feira dia 15/10 sobre isso, choramos, desabafamos, discutimos, cobramos, compreendemos.... e nos acertamos!
Papai você precisa participar mais da vida do seu bebê, amar seu filho não é só brincar de gu gu - da da, bilu, bilu!!!! Mas é dar uma banho de vez em quando, dar um mama, trocar uma fralda, fazer dormir.... O bebê entende o que o amor dos pais quando esta sendo cuidado com carinho, quando trocamos uma fralda olhando nos olhos dele, quando damos um banho cantando musiquinhas... Isso a longo prazo faz uma diferença imensa no emocional, no físico e psicológico da criança, um bebê precisa de uma FAMÍLIA que tem papeis definidos e que passe segurança à ele.
Isso influencia no crescimento, desenvolvimento e descobertas do bebezinho.
E isso pude comprovar ontem... desde sabado João ficou mais participativo, com mais iniciativas e o Antonio na hora entendeu a mensagem, quando foi ontem, domingo 17/10 o Antonio não tirava os olhos do pai, só queria o pai, até quando eu dei mama, o João teve que sair de perto por que estava o destraindo...kkkk, e também de repente o Antonio começou a fazer coisas que não fazia antes, por exemplo, ele descobriu que tem pé!!!! kkkkkk pegava o pezinho e tentava trazê-lo a boca, pegou os bichinhos dele com mais força, com mais energia, com mais coordenação, quer pegar tudo o que vê na frente e quando coloquei o DVD da Galinha pintadinha ele olhou pra pai como se quisesse assistir com ele e balançou as perninhas como se estivesse dançando.
Quero deixar esta mensagem aqui para os papais de bebês, vocês são extremamente importantes na vida de seus bebezinhos, participem, se interessem... o sorriso do seu filho será sua recompensa mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho.
Grande beijo no coração!!!

16 de out de 2010

O que é um menino?

Hoje estava olhando para o Antonio enquanto ele fazia carinho no meu rosto (ount, que fofo!! é uma delícia) e pensando mil e uma coisas, imaginando como será quando ele começar a engatinhar, andar, falar, for para escolinha, futebol, fazer amizades, traquinagens, mal - criação e etc... Mas, o que eu mais pensava era o quanto eu amo meu filho, é um amor inexplicável, imensurável... Como um ser tão pequeno pode mudar tanto minha vida e me fazer amar desse jeito...
Temos que ter uma saúde mental muito boa para tantos sentimentos...
Aí fuçando por ai no blog alheio encontrei esse texto que copiei..rsrs mas é muito legal, esse é para o Antonio ler um dia.

O que é um menino?"


Os meninos vem em tamanhos, pesos e cores variadas.


Eles estão em toda parte em cima, embaixo, lá dentro, lá fora, pulando, correndo...


As mães os adoram, as meninas os detestam, os irmãos mais velhos também, os estranhos os ignoram, e o céu os protege.


Um menino é a verdade de cara suja, a sabedoria de cabelos desgrenhados, a esperança com uma rã no bolso.


Os meninos têm o apetite de um cavalo, a digestão de um avestruz, a energia de uma bomba atômica, a curiosidade de um gato; os pulmões de um político, a imaginação de um Julio Verne, a timidez da violeta, a audácia do tigre, o entusiasmo de um líder - e quando fazem algo, têm cinco polegares em cada mão.

Adoram doces, canivetes, serras, novidades, história em quadrinhos, o filho do vizinho, o campo, a água (menos do banho), os animais, o PAPAI, trens, domingos de manhã e carros de bombeiros. Detestam visitas, rezas, escolas, livros sem figura, aulas de música, gravatas, o barbeiro, meninas, casacos, adultos e a hora de dormir.


Não há quem se levante tão cedo, nem quem se sente á mesa tão tarde.


Não há ninguém como eles para meter num só bolso um canivete enferrujado, uma fruta pela metade, um pedaço de cordão, um saco de pano vazio, dois bombons, seis moedas, um pedaço de algo desconhecido, e um autêntico anel supersônico de plástico e com um compartimento secreto. Um menino é uma criatura mágica.

Você pode fechar-lhe a porta do armário, mas não a do seu coração; pode expulsá-lo do estúdio, mas não da sua mente.


Todo o poder do mundo a ele se rende.

Ele é o nosso amo e chefe, ele, que é só um monte de ruídos com cara suja.

Porém, quando você chega em casa à noite, com suas esperanças e ambições destruídas, ele pode tudo remediar com um sorridente: OI MAMÃE !!!!





(direitos autorais reservados ao Blog da Nanda, mas copiei do blog da Dani)

13 de out de 2010

4 meses e 12 dias, Dia das Crianças!

Passamos o feriado na casa da minha mãe em Campo Grande, ecomo eu moro no interiorrrrr, ao chegar na capital, fui para o SHOPPING!!! KKKKK, eu eminha amiga Leslie e sua bebezinha a Clarinha! O Shopping estava ultra mega cheio, tentamos passear de boa, mas não deu, tudo era uma fila quilometrica, ai resolvi cortar o cabelo, e o Antonio resolveu aramar um berreiro enquanto eu estava la como cabelo picotado..rsrs, toda a mulherada do salão tentou acalma-lo mas não teve jeito, tadinho!!
Ai na saida do estacionamento, estavamos quase chegando na guarita de colocar o cartãozinho da saída, um F.D.P. entrou com o carro na nossa frente e ficou parado um tempão sem entrar nem sair, e a Clarinha estava berrando de fome la no bebê conforto, e de tabela o Antonio tb!!! Ficamos hiper nervosas, brigamos como cara, saimos cantando pneu, e os bebês aos bééérros!!! kkkkkkkkkk, hoje dou risada, mas na hora foi fod...... Aí pra finalizar, paramos na primeira esquina e a Leslie sentou na calçada tirou peito pra fora e deu de mama pra Clarinha!!!kkkkkkkk, ai, ai,só nós duas loucas mesmo. Mas passou!
AO MEU FILHOTE, DESEJO FELIZ DIA DAS CRIANÇAS, VC COM ESSA DOCE INOCENCIA TORNOU MEU MUNDO MELHOR, MAMÃE TE AMA FILHO

7 de out de 2010

4 meses e 7 dias e os picos de crescimento

Olá Meninas!!! Essa semana reparei que o Antonio esta mais manhoso, mamando menos, mas pedindo mamá antes do horario, quando eu saio de perto dele ele chora, sorrindo menos..aff!
Ai me lembrei desses tal picos de crescimento, e ele esta numa dessas fases, eu acho!
Então é assim:

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.

Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos:

* 7-10 dias
* 2-3 semanas
* 4-6 semanas
* 3 meses
* 4 meses
* 6 meses
* 9 meses (mais ou menos).

Salto de Desenvolvimento

Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo?ATENÇÃO MAMÃE,PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO!

Veja o que pode estar acontecendo...
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada,outras vezes fica mais devagar etc. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE.

Então,nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior.
E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade.

Acho que deve haver uma certa variação entre bebês, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores é a seguinte:

*05 semanas / 1 mês
*08 semanas /quase 2 meses
*12 semanas /quase 3 meses
*19 semanas /4 meses e meio
*26 semanas /6 meses
*30 semanas /7 meses
*37 semanas / 8 meses e meio
*46 semanas / quase 11 meses
*55 semanas / quase 13 meses
*64 semanas / quase 15 meses
*75 semanas / 17 meses

Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa...

O segredo é termos PACIÊNCIA, AMOR, CARINHO, COLO,ETC...Pois passa rapidinho!

Resumindo:PICOS DE CRESCIMENTO (que tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais).

SALTO DE DESENVOLVIMENTO (periodo onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade).Ambos fenomenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como a tabela deles se intercalam em alguns periodos.

(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho)


Vamos ver agora quando passar esta fase o que ele vai começar a fazer...
Ah! em falar em fazer coisas novas o Antonio esta quase sentando sozinho, ja segura meu ombro quando esta no colo, quando ele esta no meu colo e alguem mexe com ele, ele fica com vergonha e se esconde em mim...kkk um fofo!!! esta se virando de lado, mas ainda não tem forças pra se virar de bruços e vice - versa. O cabelinho dele voltou a nascer e agengiva dele em baixo no canto direito ta bem inchado e vermelho, acho que logo teremos dentinhos..ai ai!! e as colicas matinais melhoraram um pouco, o suficiente pra deixa-lo dormir melhor (e eu tb, né)
Esta semana tentei dar suco de laranja lima, mas ele não gostou, normal, né, mas resolvi esperar mais, e também a pediatra não havia liberado, eu que fiz de abelhuda!
Mas é isso ai, ele cada dia mais lindo e eu cada dia mais apaixonada pelo meu filho!!

ANTONIO MAMÃE TE AMA MUITO

3 de out de 2010

4 meses, cólicas e a nova pediatra!



Olá Meninas,

Dia 30/09 o Antonio fez quatro meses, levamos ele na pediatra homeopata pra acompanha -lo e na esperança dela resolver o problema da cólicas dele, por que desde que ele começou como leite em pó, tem tido muitos gases e acorda varias vezes de madrugada com dor.
Gostei da pedi nova, ela passou dois remedinhos naturais, disse que ele estava bem, patati, patataaa..... nada de novidade, falei pra ela que o Antonio estava mamando só 120 ml de mamadeira que é pouco para o peso e idade dele, e ela não soube me responder com certeza, e disse " é normal" aff.... Ela falou que frutinhas e suco só com 5 meses e sopinha salgada com 6 meses. Dei o remedinho novo pra ele a semana toda, e o remedio nem fez cocegas, não melhorou nada, e pior de tudo percebi que prendeu mais o intestino dele..aff!!!! Aí resolvi voltar para o remedio normal, uma colega minha me indicou MYLICON GOTAS.
Foi como se tirasse com a mão, ele dormiu a noite toda sem nenhuma cólica!!! ALELUIAAAA!!!! Não fiquei totalmente satisfeia com essa nova pediatra, fiquei super chateada por que o remedinho homeopatico não fez efeito e não consegui sanar minhas duvidas e inquietações sobre o peso e alimentação dele, por que ele ta com 4 meses e 6,5 kg e eu acho pouco. Estou na fila de espera de outro pediatra a mais de um mês, e enquanto não me sentir segura com um bom pediatra eu vou ficar trocando, ja recebi varias criticas sobre isso, mas nem ligo!!!
O Antonio a cada dia que passa mama menos no peito e eu cada vez mais tenho menos leite, vamos ver como será daqui pra frente!
Bem é isso ai, vi uma fotinha do meu pimpolho