4 de fev de 2011

8 meses e SAPINHO???!!!!!!


Olá meninas,

Antonio completou 8 meses dia 31/01 e o presente foi... sapinho na boca (candidiase oral).

Segundo o site saudeinformacoes.com.br, O sapinho, ou monilíase, é uma infecção fúngica bucal. É causada por um fungo semelhante a uma levedura, Candida albicans, que também pode provocar assadura e vaginite. O sapinho é geralmente visto em crianças com menos de seis meses. Em crianças mais velhas, é muito menos comum e sua ocorrência pode indicar uma doença grave, como uma deficiência imunológica.
O sapinho aparece como pontos brancos, escamosos, semelhantes a queijo, que cobrem toda ou parte da língua e das gengivas, a parte interna das bochechas e, às vezes, os lábios. Esses pontos não saem facilmente. Quando se cutuca ou arranha esses pontos, forma-se uma área vermelha e inflamada que pode sangrar. Os coalhos de leite parecem sapinho, mas saem facilmente sem deixar a área machucada. A dor do sapinho pode interferir na alimentação. Pode fazer com que seu bebê perca o apetite.
O sapinho geralmente não causa maiores complicações, mas deve ser tratado para evitar uma infecção longa e crônica. Se a dor da infecção impedir que seu bebê tome uma quantidade suficiente de líquidos, é necessário um tratamento drástico. A alimentação insuficiente pode comprometer as necessidades de hidratação e nutrientes. Se estiver amamentando seu bebê, é possível que ele transmita o sapinho para um ou ambos os bicos do seio. Os bicos dos seios com sapinho ficarão vermelhos, inchados e sensíveis e poderão rachar. Também pode haver coceira, escamação e ardência.
Se o sapinho for acompanhado de febre, tosse ou problemas estomacais, consulte seu médico. Podem ser sinais de um sistema imunológico comprometido.

No tratamento, O medicamento mais comumente receitado para sapinho é um anti-fúngico líquido, como nistatina, dado quatro vezes ao dia, até que a infecção seja debelada. Você pode pincelar a boca do seu bebê com esse medicamento ou esguichar delicadamente o líquido na sua boca com um conta-gotas ou uma seringa. Os bebês podem sugar o medicamento diretamente de uma seringa. Devido ao alto conteúdo de açúcar da nistatina, deve-se ter cuidado ao ministrar este remédio a uma criança que já tenha dentes. O uso prolongado pode causar cáries.
A lactante cujo bebê tem sapinho também deve ser tratada com nistatina. Para evitar um efeito "pingue-pongue" - no qual a infecção passa do bebê para a mãe e vice-versa - a pomada de nistatina pode ser aplicada nos bicos dos seios da lactante. Não há nenhum problema na ingestão de um pouco de nistatina dos bicos dos seios.
Para diminuir a dor da infecção e ajudar seu bebê a mamar de forma mais confortável, um analgésico pode ser útil. Siga as orientações de seu médico sobre dosagem apropriada para a faixa etária e o peso do seu filho.
A violeta de genciana em uma solução de 1% pode ajudar a debelar o sapinho. É uma tintura roxa, que pode ser pincelada no interior da boca do seu bebê e, se necessário, nos bicos dos seus seios. Cuidado ao aplicá-la - pode manchar.
Bicarbonato de sódio - Dissolver uma colher das de café em ¼ de litro de água (250ml) e aplicar com um cotonete, ou com o dedo envolvido em gaze, na boca do bebê.

A mãe que estiver amamentando um bebê com sapinho deve reduzir drasticamente a quantidade de açúcar na sua dieta ou, melhor ainda, eliminá-lo totalmente. O fungo prolifera no açúcar.
Reduzir ou eliminar gorduras também pode ser útil, com uma exceção a se observar: a dieta com azeite de oliva prensado a frio, não cozido, pode inibir a multiplicação da levedura.

Os nutrientes antioxidantes betacaroteno, vitamina C, vitamina E, zinco e selênio podem ajudar a tratar a levedura na lactante. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.
Observação: Quantidades excessivas de zinco podem resultar em náusea e vômito. Cuidado para não exceder a dose recomendada.
O ácido caprílico, um ácido graxo de cadeia curta, ajuda a matar a levedura. A lactante pode tomar uma cápsula, duas a três vezes ao dia.
Os Lactobacillus acidophilus e bifudus são bactérias benéficas que ajudam o organismo a livrar-se do fungo. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto para a mamãe e/ou bebê

Na homeopatia, para o sapinho acompanhado de agitação e/ou fadiga, experimente uma dose de Arsenicum album 9ch, três vezes ao dia, durante até três dias.
Se seu bebê tiver sapinho e geralmente apresentar calor, experimente dar-lhe uma dose de Sulfur 9ch, três vezes ao dia, durante até dois dias.
Se seu filho ficar com sapinho após tomar uma vacina, experimente uma dose de Thuya 30ch.

As lactantes devem manter seu consumo de açúcar refinado a um nível moderado ou baixo. Tomar chá de gengibre nas refeições também pode ser útil.
Os antibióticos alteram a flora normal da boca e do corpo, predispondo o bebê ao sapinho, ao permitir o crescimento excessivo de Candida. Para manter as bactérias benéficas que ajudam a controlar a presença de Candida no organismo, a lactante deve comer iogurte regularmente ou suplementar sua dieta com Lactobacillus bifidus ao tomar antibióticos. Se o bebê que toma mamadeira estiver sendo tratado com antibióticos, acrescente Lactobacillus bifidus ao leite.
Nunca subestime a importância da higiene simples a prática. A lactante deve evitar que seus seios fiquem úmidos durante muito tempo, mantendo-o secos entre as mamadas e deixando-os "arejados" durante algum tempo. Se for necessário limpá-los, use água com um pouco de água oxigenada. Os bebês que tomam mamadeira às vezes contraem sapinho como resultado de sugar chupetas ou bicos de mamadeira inadequadamente limpos (muitas vezes conseqüência de deixá-los cair e depois colocá-los novamente na boca), além de uma dieta rica em sucos de frutas ou depois de um tratamento antibiótico para infecção de ouvido. Para evitar isso, tenha sempre à mão um grande suprimento de bicos de borracha, chupetas e/ou objetos para dentição limpos ou lave-os com água oxigenada e enxágue-os na água antes de dá-los novamente ao seu bebê.


Bem, o Antonio não teve febre, mas teve muita dificuldade em se alimentar direito, comia quase nada durante quase uma semana, a lesão sumiu rapido, e ele voltou a comer bem, graças a Deus!
Fora isso ele ja esta quase engatinhando, fica de quatro, escala de joelhos o sofá, acredito que esse mês ele comece a engatinhar, aprendeu a bater palminhas...uma graça!! e cada dia mais apaixonado por musica, ele para tudo quando passa propaganda de cd e dvd na televisão, comprei pra ele o dvd do PATATI PATATA, e claro ele amou!!!
Falando da alimentação, ele realmente não toma mais leite na mamadeira, somente se eu fizer um mingau de mucilon ou farinha lactea, e com isso ele engordou bem esse mês.
Estamos começando a planejar o aniversário dele, vamos fazer em São Paulo na casa do meu pai, quero fazer o tema "Circo", agora em março vou passar o aniversário do meu pai la com ele ai faço orçamento nos buffets de lá!!!
Um grande beijo a todas!!!

8 comentários:

  1. Linda adorei saber mais sobre o sapinho, muito legal essa idéia da rede social só para as mamães, eu já posso participar? Como seu bb está lindo, bjs e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, a gente lê essas coisas no site e daí que se apavora mesmo...srsrsrrsrs
    Adorei a sua visita, Anna, e suas dicas tbem!! Vou procurar um livro que seja informativo de sexualidade para crianças e começar o assunto com a Clara.
    Já estou te (per) seguindo...srsrsrs
    Apareça sempre!
    Um beijão
    vidadequilibrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, o que são essas bochechas??? Ele está muito fofo! Então, querida... O post da Sindrome do Pensamento Acelerado surgiu do além. Foi um post antigo que eu já tinha postado e, do nada, ele surgiu como se eu o tivesse postado hoje. Aí, eu fui lá e deletei.

    Bjs e apertõezinhos nas bochechas do Antonio.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna

    Como o Antônio está lindão!!! E essas bochechas??

    Que bom que ele se recuperou rápido dos sapinhos!

    Já que ele gosta de música, tem uma série de cds que chama Baby Einstein...eu amo! A série Beethoven e Vivaldi é linda!!

    Acho lindo o tema circo para festas infantis! É uma riqueza de cores que fica tudo incrível!! Quero acompanhar todos os passos!!

    Boa semana pra vcs!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna. Fiz uma busca sobre sapinho no google e caiu aqui no seu blog. Bom saber que seu bebê melhorou rápido - 1 semana. Quero pedir licença para te pedir umas dicas.. É que a minha princesa de 7 meses e meio está com sapinho. Estava chorosa uns 2 dias, não queria comer direito, achei que era dente nascendo até que vi as manchinhas brancas... Comprei Nistatina Líquida e estou usando 2 ml 4x ao dia. Já usei 1 dia e não vi melhora. Agora ela não está comendo NADA, só mamando e mesmo para mamar chora. Estou muito preocupada. Foi esse o medicamento que você usou?

    Obrigada.
    Helira (helirabs@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. A minha gatinha ta com 8 meses e esta com Sapinho na boca, Obrigado pela Dica ...

    ResponderExcluir