18 de out. de 2010

A importância do pai para um bebê

Desde que o Antonio nasceu eu que sempre fiz tudo por e para ele, amamentei, cuidei, troquei, dei banho, fiz dormir, acordei de madrugada...etc, etc... O João é Agronomo e trabalha numa Usina de Açucar e Alcool, e a rotina dele é muito puxada, a pressão, responsabilidade, horarios, plantões, gerentes e supervisores na cabeça dele. Ele acorda pra trabalhar as 5:00 e volta pra casa as 19:00 e trabalha nos finais de semana com folgas alternadas aos domingos, ou seja beeeemmm cansativo. Eu sempre entendi isso por que ja trabalhei em usina tb.
Então por isso eu acabava não "exigindo" tanto a participação dele nos cuidados do Antonio, foi a pior coisa que eu fiz!
Hoje o Antonio está com 4 meses e meio, e vi que ele estava se apegando a outras pessoas que não fosse eu, por exemplo minha mãe, e com o João ele reagia normal, como uma pessoa sem tanta importância. E eu comecei a sentir falta do João nos cuidados com o Antonio.
Tivemos uma conversa bem seria na sexta feira dia 15/10 sobre isso, choramos, desabafamos, discutimos, cobramos, compreendemos.... e nos acertamos!
Papai você precisa participar mais da vida do seu bebê, amar seu filho não é só brincar de gu gu - da da, bilu, bilu!!!! Mas é dar uma banho de vez em quando, dar um mama, trocar uma fralda, fazer dormir.... O bebê entende o que o amor dos pais quando esta sendo cuidado com carinho, quando trocamos uma fralda olhando nos olhos dele, quando damos um banho cantando musiquinhas... Isso a longo prazo faz uma diferença imensa no emocional, no físico e psicológico da criança, um bebê precisa de uma FAMÍLIA que tem papeis definidos e que passe segurança à ele.
Isso influencia no crescimento, desenvolvimento e descobertas do bebezinho.
E isso pude comprovar ontem... desde sabado João ficou mais participativo, com mais iniciativas e o Antonio na hora entendeu a mensagem, quando foi ontem, domingo 17/10 o Antonio não tirava os olhos do pai, só queria o pai, até quando eu dei mama, o João teve que sair de perto por que estava o destraindo...kkkk, e também de repente o Antonio começou a fazer coisas que não fazia antes, por exemplo, ele descobriu que tem pé!!!! kkkkkk pegava o pezinho e tentava trazê-lo a boca, pegou os bichinhos dele com mais força, com mais energia, com mais coordenação, quer pegar tudo o que vê na frente e quando coloquei o DVD da Galinha pintadinha ele olhou pra pai como se quisesse assistir com ele e balançou as perninhas como se estivesse dançando.
Quero deixar esta mensagem aqui para os papais de bebês, vocês são extremamente importantes na vida de seus bebezinhos, participem, se interessem... o sorriso do seu filho será sua recompensa mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho.
Grande beijo no coração!!!

2 comentários:

  1. Oi Anna Clara.

    Amiga aquele blog q vc esta seguindo e comentou eu não uso, é apenas para algumas coisas...rs

    Eu uso esse ó: faeclarinha.blogspot.com

    Bjs

    _________________________________________

    Não sei oq esses bebês tem com os papais rs, a Clarinha pegou o mordedor pela primeira vez hj e foi com o papai rs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna!
    Adorei o post! Sou mãe do Arthur de 2 meses, e também passei por isso! E como agente percebe a reação deles com os pais não é?
    Ah! E mesmo pequenininho, o Arthur também fica vidrado na tv quando coloco a galinha pintadinha! hahaha...

    parabéns pelo blog!!
    beijos

    aturmadoarthur.blogspot.com

    ResponderExcluir