2 de abr de 2011

10 meses e 2 dias, O Refluxo!!!

Ha mais ou menos 2 meses Antonio começou a vomitar depois de se alimentar, principalmente quando comia muito, a principio achei que não era nada, ai vieram soluços atras de soluços e mais vomitos... Levei-o na pediatra e ela falou que era refluxo, como ele vomitava 1 ou 2 vezes por semana, e estava ganhando peso normalmente, estava bem de saúde, ela disse que era leve, mas tinhamos que tratar.
Ela passou umas gotinhas homeopaticas a ele, e o refluxo melhorou 90%.
Como foi que ele desenvolveu isso, foi por que estava comendo mais, como ele não gosta de leite e nem de mamadeira, tenho que fazer um mingau e dar de colherinha, ai ele acaba ingerindo um alimento mais pesado do que uma mamadeira batida com fruta.
Ele fica empaturrado e muitas vezes chama o UGO...rsrsrs
Ai dou menos mingau e comidas, mas dou varias vezes ao dia.

Refluxo é um problema sério, principalmente em bebezinhos novinhos, pois o risco de aspirar o leite vomitado é maior, quando Antonio era novinho eu morria de medo dele engasgar a noite com leite, então colocava ele pra dormir de lado, e graças a Deus ele nunca vomitou dormindo.
E também tem o risco da desnutrição, bebês com refluxo patológico tendem a ter baixo peso, que graças a Deus nunca foi o caso do Antonio também.

Aí lendo mais sobre o assunto achei no site www.saudevidaonline.com.br a Lúcia Helena Salvetti De Cicco disse assim:


O refluxo gastro-esofágico (RGE) se manifesta quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago através do vômito (quando o leite volta coalhado) e também pode vir acompanhado de regurgitação (quando o leite reflui, isto é, volta sem ser coalhado). Ele pode ser "oculto" quando a criança não apresenta vômito ou regurgitação. Existem dois tipos de refluxo, o patológico e o fisiológico. A diferença entre os dois é quanto à quantidade regurgitada e a freqüência que ocorre.

O refluxo por si só pode ser considerado normal, mas quando é patológico, isto é, a sua freqüência é intensa, pode levar a desnutrição (a criança deixa de ganhar peso pelos vômitos) e problemas respiratórios, tais como pneumonia (o leite pode fluir para o pulmão), e esofagite (inflamação do esôfago, devido ao refluxo do conteúdo ácido do estômago).

Não existe uma explicação para a existência do refluxo, mas podemos dizer que o músculo existente na extremidade inferior do esôfago não desenvolveu direito ou é "fraco". Isto permite que o alimento volte para trás em direção a boca.

O RGE é mais freqüente na infância; aproximadamente 50% das crianças com 2 meses de idade regurgitam o leite de duas ou mais mamadas ao dia. Normalmente, o refluxo melhora espontaneamente e deixa de ser habitual a partir de um ano de idade.

Todas as crianças nascem com a válvula do esôfago imatura. Até os dois meses (idade em que a válvula acaba de amadurecer), é normal que a criança tenha refluxo. À partir desta idade, o problema passa a ser a quantidade de alimento que a criança reflui, pois se o volume for muito grande, ela não terá um desenvolvimento saudável e isto pode causar maiores problemas.


Como diagnosticar o Refluxo

Para se diagnosticar se a criança tem ou não refluxo, deve-se observar apresença de vômitos (se são freqüentes), processos pulmonares freqüentes, falta de ganho de peso, e exames como radiológicos ( exame contrastado do esôfagoe estômago) e mais recentemente pelo pHmetria. O que são esses exames:

RAIO X
O contraste torna possível a visualização da anatomia esôfago - estômago -duodeno e possíveis mal-formações.

CINTILOGRAFIA
A criança toma leite com uma substância marcada, que ao passar no aparelho,todos os episódios em que a criança apresenta refluxo são medidos. Serve também para ver se o refluxo vai para o pulmão da criança causando doença broncopulmonar (ver se o material refluído foi aspirado).

PHmetria
É realizada através de uma sonda bem fina, que é introduzida pelo nariz da criança, até o esôfago. Durante 24 horas, esta sonda mandará informações ao computador se está ou não ocorrendo o refluxo gastro esofágico.
O refluxo tem cura, desde que a criança faça uma dieta e tratamento, seguindo a orientação médica quanto à medicação e às medidas posturais.


Como deve ser o Tratamento e a Dieta da Criança com Refluxo

A dieta das crianças com refluxo deve ser dada em volumes pequenos, várias vezes ao dia. A forma que a mãe carrega a criança pode fazer com que ela ao arrotar, reflui. A posição ideal para se colocar o bebê depois que ele mamou é "em pé" no colo da mãe, de modo que não se faça nenhum tipo de pressão ou força para que ele arrote. Depois de mais ou menos uma hora após amamentar, coloque-o de bruço no berço elevado.O importante é não exercer nenhum tipo de pressão no abdômen da criança.

Veja a seguir o que a criança pode e não pode comer:


Alimentos Permitidos

Todas as Frutas, com exceção das cítricas. Algumas frutas, como mamão, goiaba, pêra e banana podem ser amassadas e usadas para engrossar sucos e outros alimentos.
arroz,
macarrão sem molho,
pão,
carne magra,
alimentos engrossados,
Legumes, etc

Alimentos Proibidos

Frutas cítricas,
refrigerantes,
chocolate,
acúcares concentrados (balas, doces, etc.),
iogurtes,
chás, café,
salgadinhos,
produtos de tomate,
frituras e comidas condimentadas.



Além da alimentação, em alguns casos, a criança com refluxo deve ter o berço elevado. Se o caso for grave o tratamento deve ser rigoroso, com o berço elevado à metade do comprimento, formando um ângulo de 30°. Se a criança estiver se desenvolvendo normalmente e não apresentar problemas respiratórios (pneumonia) nem esofagite, basta engrossar o leite.

Quando a criança já está com 7 ou 8 anos não há necessidade de erguer tanto a cama, basta apenas 30 cm. O importante é não deixá-las comer antes de dormir.


Alguns Conselhos Úteis para as crianças com refluxo

Deixar a criança no colo até ela arrotar;
Evitar chacoalhar a criança após as mamadas;
Evitar pressionar o abdomem na troca de fraldas;
Evitar dar alimentos da lista dos proibidos;
Engrossar o leite, sempre que recomendado pelo médico;
Seguir a medicação correta indicada pelo pediatra.
Colocar a criança para dormir com o berço inclinado (quando for o caso);

Segundo o blog pediatraemdia.blogspot.com, o Dr. Celso Ribeiro disse assim:

O QUE AS CRIANÇAS SENTEM, QUANDO TÊM REFLUXO ?

Dependendo da idade de início dos sintomas, o refluxo pode ter vários significados e cursos clínicos. Pode ter duas formas de apresentação: da criança, e do adulto.
No refluxo da criança os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida e melhoram até os 12 ou 24 meses em 80% dos casos.
O refluxo do adulto pode ser prolongamento da primeira, ou aparecer mais tardiamente; tem sintomas persistentes e, quase sempre, necessita de tratamento.
As manifestações clínicas do refluxo podem ser específicas, tais como ruminação (ficar com movimentos mastigatórios contínuos), regurgitações, arrotos; dor abdominal, anemia e sangramentos; chiado no peito de repetição que não melhora com as medidas habituais; pneumonias de repetição, laringites, sinusites, infecções do ouvido de repetição, e outras.

Em lactentes a suspeita de inflamação no esôfago (esofagite) ocorre quando há choro excessivo, irritabilidade, distúrbios do sono, agitação e recusa da dieta (a criança passa a ter medo de alimentar-se, e sentir dor).
A criança maior pode queixar-se de queimação sobre o estômago, dor no peito tipo angina, dor abdominal, dor durante a alimentação e excesso de salivação.

Haverá comprometimento do crescimento porque os nutrientes não são adequadamente aproveitados pelo organismo.
O chiado no peito tem várias causas. Quando uma criança que está chiando não responde aos medicamentos habituais utilizados na asma, pensa-se em refluxo gastroesofágico como o causador do problema.
A apnéia, ou parada respiratória, ameaçadora à vida, pode ocorrer nos primeiros quatro meses de vida, mas a relação entre essa e o refluxo gastroesofágico é difícil de se estabelecer. Quando a apnéia ocorre logo após episódios de vômitos é possível que seja secundária ao refluxo.

O refluxo tem sido associado a vários outros acontecimentos na vida da criança, como morte súbita do lactente, soluços, rouquidão e erosão dentária. Como pode ser constatado, somente o médico poderá fazer o diagnóstico diferencial entre tantas condições clínicas apresentadas pela criança que vomita.


Mamães e futuras mamães, fiquem atentas as golfadas e vômitos de seus bebês,
UM BEIJÃO A TODAS

42 comentários:

  1. Olá pessoas queridas, estou enviando este email para comunicar a todos que comecei um sorteio de um sling no meu blog, quem é mamãe de bebê ou tem alguma amiga grávida pode participar para presentear !

    Precisa ir no blog e deixar o nome e email logo abaixo do post que fala da promoção, é só isso!!!

    Um abraço

    Ju

    http://dialogodemae.blogspot.com/2011/04/sorteio-sling-pampers.html

    http//dialogodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi amada, é minha primeira vez aqui no seu cantinho, adorei; refluxo é coisa séria mesmo, pensei que só dava em bebezinho recem nascido; a Kamila nunca teve, graças a Deus. e que bom que as gotinhas deram certo para ele.. beijos

    ResponderExcluir
  3. obrigada flor, por retribuir minha visita e meu comentário. vou passar sempre por aqui, beijos

    ResponderExcluir
  4. olá, gostaria de saber qual é o nome das gotinhas homeopáticas que vc deu para seu bb, pois o meu esta para completar 8 meses, e tem vários episódios de vomitos. obrigada

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se a dieta e obrigado a mae que amamenta tambem tem que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mãe que esta amamentando não precisa seguir a dieta, esta é somente para as crianças com o problema
      Abços

      Excluir
  6. Descobri esse problema no meu bebê quando ele estava com 2 meses de vida, já não aguentava mais, porém ele não vomita muito, o refluxo patológico dele é oculto. Graças a Deus ele ganha peso muito bem... Vale as dicas para as mães. Ele sentia dores no abdômen que eram diferentes de cólicas, pois nesses momentos procurava o peito, chorava em torno de 18 hrs por dia e em caso do bebê ter alergia a leite de vaca a mãe tem que tirar a lactose da alimentação do bebê e da dela tb enquanto amamentar.

    ResponderExcluir
  7. Oi eu amei o seu blog, o meu bebe tem 10 meses e sofro ainda com o refluxo toma label e motiluim, vc poderia me dar o nome das gotinhas homeopáticas que vc deu para seu bebe, meu e-mail é leallewis@hotmail.com, bjsss no coração.

    ResponderExcluir
  8. oi vi seu blog a minha bebe tem 9 meses e sofre com refluxo poderia me dar o nome da gotinhas que deu a seu bebe! obrigada meu email regi.ne@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi poderia me dar a receita das galinhas. O meu bebe tem 2 meses e tem reflexo. Meu email: agafonseca@igreja.com.br Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Oi vc poderia me dar a receita das gotinhas homeopáticas..meu bebe tem 8 meses e tem refluxo...meu e-mail é simone.advogada@hotmail.com....um grande beijo a todos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  11. Oi vc poderia me dar a receita das gotinhas homeopáticas..meu bebe tem 8 meses e tem refluxo...meu e-mail é simone.advogada@hotmail.com....um grande beijo a todos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  12. Estou muito preocupado com meu bebe, pois sofre de refluxo, ele tem 10 meses e com dois dias seguidos engasgou, acontecimento que não tinha visto, temos todos os procedimentos para evitar o engasgo. Ajudem - me por favor

    ResponderExcluir
  13. Olá,minha bebê teve algumas crises de apneia a partir do 8 mês,foi terrível,só descobri que ela tinha refluxo com 11 meses (já que até então os médicos achavam que era convulsão).Ela toma motilium e label,gostaria de saber que gotinhas homeopáticas são essas,e para que servem,meu e-mail é luciana.republicano@hotmail.com,por favor,me respondam

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber o nome dessas gotinhas pois sofro com bebe tem refluxo desde que nasceu. shirleynovo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. OI MEU BEBE JA VAI COMPLETAR 11 MESES DIA 4 DE ABRIL AINDA SOFRE MUITO COM REFLUX PODERIA MIM PASSA O NOME DAS GOTINHAS gotinhas homeopáticas .POR FAVOR ESTOU EM DESESPERO...DANIELAFARIAS100@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  16. olá. Meu bebê já está com 8 meses e ainda sofre com o refluxo. Poderia me passar o nome do medicamento homeopático que usou? acho que vale a pena tentar. meu email é linnok@gmail.com agradeço se responder, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Por favor, qual o nome desse remédio homeopatico em gotinhas? Lucianampn@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi vc poderia passar o nome do homeopata que vc levou? Grata

    ResponderExcluir
  19. boa tarde.
    minha filha com qse 11 meses e ainda sofre com refluxo. nem coloco ela no chão. vc pode me passar o nome desse remédio homeopático por favor. obrigada. danielle_ro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber sobre as gotinhas. O meu e-mail é elianedonelly@hotmail.com.
    Estou quase louca com meu bb! Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,
    Meu filho de 9 meses está com refluxo. Gostaria de saber o nome das gotinhas que você usou. Obrigada.
    kika_aguiaribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Por favor, minha fillha de 04 anos está com refluxo oculto. Medica passou losec, mas não esta resolvendo. Me repasse o nome dessas gotinhas. Obrigada
    meire-delucca@bol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    vc pode me passar a fórmula homeopáticoa por favor, minha bebê tem sete meses. lualves.jp1@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Meu quase 11 meses e ainda sofre com refluxo.coloco no braço ate ele arrotar,pq ele e muito agitado. vc pode me passar o nome desse remédio homeopático por favor. obrigada. paty_pink19@hotmail.co.uk

    ResponderExcluir
  25. Oi, eu também queria saber a receita das gotas homeopáticas, por favor: flaviapacini@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. ola ,sera que vc poderia me passar o nome das gotinhas minha filha tem 10 messes e sofre de refluxo desde que nasceu:( email:karynuxa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Meu bebe tem 8 meses tem como vc me passar i nome das gotinhas homeopáticas desde já agradeço ele tem reflyxo desde dos 2 meses meu email joanapaula.2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Meu bebe tem 8 meses tem como vc me passar i nome das gotinhas homeopáticas desde já agradeço ele tem reflyxo desde dos 2 meses meu email joanapaula.2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Olá meu filho tem 10 meses e sofre com refluxo desde que nasceu,já teve pneumonia aos 6 meses,vive com obstrução nasal,peito chiando,faz vômito frequentemente,...Descobri que ele tem alergia a proteína do leite e estamos de dieta pq eu amamentou ainda é ele recusa mamadeira, na introdução alimentar é uma luta!Agora o pequeno voltou apresentar sintomas do refluxo,qual o nome das gatinhas homeopáticas? Ele voltou tomar Label e Domperix! Meu email é nataliacleveland@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Ola, mto obrigada pelo post. Aqui bebe de 6 meses sofrendo mto com refluxo. Vc poderia passar o nome da homeopata e da homeopatia q ele tomou? Meu email eh sanchesdani@hotmail.com Mto obrigada e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  31. Meu BB tem 10 meses e sofre de lactose e é alérgico,tem refluxo e é péssimo para comer,nasceu pré maturo e toma label e motilium,mas nada adianta e não sei o q fazer ele está com o peso abaixo do normale deixando desesperada e os médicos tanto ped como alergista acha tudo normal,me de por favor o nome das gotinhas Milagrosas email robsonrichter@ Gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá... Queria saber o nome das gotinhas... Minha médica passou muitos remédios mas gostaria de tentar algo mais natural.. Se puder me poder ficaria grata pois opto por utilizar o homeopático do que os convencionais... Segue meu email: micheleef@hotmail.com Obrigada e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  33. Olá...meu bebê esta com 7 meses e começou a sofrer com refluxo...Poderia me passar o nome do remédio homeopático? Meu e-mail n.carol@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Ola meu bebe esta com 8 meses e sofre com peximo refluxo desde 3meses esta fazendo a medicação mas n esta a adiantar. Podes me dar o nome de remedio homeopático por favor. Meu email é pooja.nitin@hotmail.com. Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  35. Olá minha bebê tem 8 meses e sofre de refluxo, ela toma medicamentos, mas não está resolvendo. Você pode me passar o nome do remédio homeopático por favor!? Preciso de ajuda pra minha pequena! Meu email é
    tamara-navarro@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Bon dia
    ,sera que vc poderia me passar o nome das gotinhas minha filha tem 10 messes e sofre de refluxo desde que nasceu:trata com domperidona/label esta com 9 KG aos 10 meses e vomita + dormindo .....meu e mail vetesilva@hotmail.com

    obgd

    ResponderExcluir
  37. Oi meu bebê também tem vários episódios de vômito, ele tem refluxo, está com 10 meses e é prematuro, por favor poderia me passar o nome das gotinhas homeopáticas...janainamartins84@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria de saber o nome do remédio homeopático, minha bebê tem 8 meses e sofre de refluxo desde recém nascida. Meu email: rebrunhara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mãe te passou o nome das gotinhas homeopática?

      Excluir
  39. Oi meu bebê está com 10 meses e tem refluxo até hj , gostaria que me passasse o nome desse remédio homeopático por favor...gislanegomide@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Meu bebê tem 8 meses e refluxo oculto. Por favor me passa o nome das gotinhas homeopáticas. E-mail giordanna.minelli@hotmail.com

    ResponderExcluir