4 de fev. de 2012

1 ano e 8 meses, Ele vai para escolinha!!


Ai que saudades daqui e de vocês, fiquei meses longe do blog, desse espaço que eu amo, que me faz pensar e refletir sobre a melhor coisa que me aconteceu na vida o ANTONIO!!!
Dei uma repaginada no visual, e também no conteúdo, quero conversar e compartilhar mais vezes assuntos atuais do nosso cotidiano materno.
E para voltar com chave de ouro quero compartilhar o que tenho lido e minha experiência também no assunto bebês na escolinha!!!!

Antonio está com 1 ano e 8 meses, e no próximo dia 06/02 ele irá para escolinha - maternal I do Centro Educacional Montessori aqui em Ribeira do Pombal - BA.
Muitos dizem que ele é muito novinho, outros dizem que será maravilhoso ele já interagir com outras crianças no colégio... Enfim, muitas opiniões, eu quero colocá-lo na escolinha por vários motivos, Antonio ainda não fala praticamente nada, convive pouco com outras crianças, é pouco estimulado por conviver somente com adultos, quero que ele aprenda a se socializar.
A pediatra está de acordo com minha iniciativa, e disse para eu observar que se ele irá se adaptar bem, e não forçar nada que ele não queira.

E ao pensar em colocar nossos pequenos na escolinha, temos vários questionamentos, como: qual idade certa de coloca - los na escola, como escolher uma boa escola, qual horário para matricula-los, como será a adaptação deles, será que irá ficar doente com maior frequência?

Bem antes de escolher a escola certa pra Antonio, visitei varias aqui na cidade que eu moro, analisei:

- O ambiente: é amplo, arejado, oferece condições para o bebê, possui escadas ou outros espaços que possam ser perigosos para o bebê?

- A alimentação: deve ser levada de casa, tem estrutura confiável para fazer as refeições do bebê, conta com nutricionistas, possui um cardápio?

- A sala de aula: é segura, tem um local para trocas de fraldas separado, possui um espaço para sonecas, possui brinquedos educativos e de estimulação do bebê?

- As professoras: quantas pessoas vão cuidar dos bebês, são muitas crianças no mesmo espaço, tem uma professora só?

- As atividades extras: aula de musicalização, hora do conto, teatro, atividades que possam fazer o bebê ser estimulado. Como são feitas e por quem? É a própria professora que trabalha isso com as crianças ou tem outro profissional para isso?

Enfim, são vários questionamentos que somente visitando os locais que conseguimos ter um melhor parâmetro para essa tomada de decisão, acho que toda mãe conhece muito bem seu filho e sabe se ele esta preparado ou não para ir a escola.
Acredito que começar frequentar escola é uma fase muito marcante para toda família, e devemos tratar com naturalidade, sem ansiedades, pelo menos estou tentando..rsrs

Vamos ver como será a primeira semana de aula dele, eu volto semana que vem pra compartilhar!!!
beijos

6 comentários:

  1. Não tenho dúvidas que vc fez a melhor escolha. Mãe apaixonada sabe o que é melhor pro seu filho!!! E PARABÉNS pelo blog. Bjs e BOA SORTE ao Antônio =)

    ResponderExcluir
  2. O blog ficou lindo, acho que vc fez certo, mas eu confesso, acho que quando chegar minha vez vou chorar horrores...kkkkkk..beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá Bom dia! Parabéns pelo seu Site e gostaria de te convidar a participar do Agrega Pais um agregador exclusivo com assuntos para papais mamães, avós e a família em geral.
    Para participar você pode enviar um link direto pelo site e também pode se tornar parceira com possibilidade de divulgarmos ainda mais seu blog. E melhor tudo isso de graça!
    Uma ótima forma para você aumentar seus leitores.

    http://agregapais.com.br/


    Att,
    Edna Corsi

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna. Que fofo o Antonio está! E como está a adaptação na escola?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Gostaria de enviar sugestões, você pode me passar seu contato pelo meu email, luanajohns16@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá e minha filha tem 1 ano e 9 meses e estuda no maternal, tem algum problema dela estudar nessa série ou eu tinha que colocar ela na creche, e porque estou sendo questionada pelo fato dela estudar no maternal meu mail e andreiasn7@gmail.com

    ResponderExcluir