29 de mar. de 2010

O lado nada glamouroso da gestação

Li esse texto no blog de uma colega, e achei muito legal, não sei quem é o autor!!! Chega de chororô, vamos rir um pouquinho!!!

Lado NADA GLAMOUR da gestação, fisicamente falando :
* vc tem um sono incontrolável, como se estivesse chapada

* vc fica com a xexeca engordecida - sim, porque até a bendita engorda ! Fica parecendo as bochechas do Fofão !

* vc sente dores por tudo - costas, pés, pernas, enfim... lá também, na 'perse' pois eles pesam bem no ossinho, no períneo, são espaçosos...

* vc não enxerga mais a 'perse' depois de um certo tempo, vc sabe que ela não saiu de lá pois continua fazendo xixi e sente que ela tá lá, mas não a vê, e agora no final, mal consegue posicionar o espelho prá reconhecer a bicha

* vc adquire um figurino xuper xéxy - meias de compressão, cintas, sutiãs de sustentação, suporte pançal... a tiazinha que se cuide !

* vc se torna a pessoa mais gasosa do universo, daria prá encher um balão inteiro e sobrevoar o Château de Chambord - o bb comprime todinho seu sistema digestivo, vc fica com azia, dor de estômago, refluxo e muuuitos gases, o médico te dá remédios que funcionam como uma espécie de rotorooter, ou seja, à noite, quando vc se vira, os gases sobem ou descem tooodos (e não são mais nem discretos nem inodoros !!!)

* além desses gases serem um estraga-prazeres das horas H, tem também aquela coisa do maridão chegar por trás todo quentinho, vc se virar prá ele e dizer : ai, amor, aproveita que vc tá aí e me faz uma massaginha na lombar ??? (variantes : nos pés, nas pernas, onde doer !)

* vc vaza líquido pela xexeca o tempo todo, a ponto de achar que mijou nas calçolas - mas não mijou não !!!! E tem mais, vc vaza ainda mais depois do oitavo mês, uma coisa linda de viver, como diria a Hebe !

* vc não sai da privada, faz xixi a toda hora - e quando pensa que acabou, sai mais. E quando volta a dormir no meio da madrugada, senta na beira da cama e sente que mais um pingo desceu (no dia seguinte ou na mijada seguinte, vc vê se foi de xixi ou de umidade da 'perse' mesmo)

* por conta desse xixi todo, se seu marido passa com o carro numa rua esburacada, há perigo de vazamento !


* vc sente falta de ar como se tivesse corrido a marathona, enquanto que só colocou as meias de compressão (lembrando : xuper xéxy !)

* vc tem dificuldades em se depilar sozinha - lembrando que se torna extremamente perigoso tentar depilar a 'perse' e a virilha a certa altura do championnat ! Aliás, vc tem que confiar cegamente numa depiladora, afinal, vc não enxerga nada do que ela tá fazendo !

* vc não deita mais na cama, você rola - vc se torna um tatu-bola gigante e obeso que precisa rolar porque não tem mais leveza alguma prá sobreelevar esse corpinho que já foi de violão algum dia e agora tá mais prá bumbo. Detalhe : teu marido fica com medo de ser massacrado numa dessas roladas, caso seu sistema de freio (travesseiro) não funcione !

* vc adquire quatro outros amantes além do marido : quatro travesseiros, dois na cabeça, um no meio das pernas, um embaixo da barriga. Mas nem que vc quisesse, conseguiria se esfregar nesse travesseiro no meio das pernas, como tua cachorrinha : ou vc tá cansada demais prá isso, ou vc não consegue erguer as pernas uma vez bem apoiadinhas !

* vc de repente pode sentir o maior calorão em pleno inverno e isso não quer dizer que a gestação venha acompanhada de menopausa ! Um médico me deu uma explicação altamente dispensável : é que sua ADIPOSIDADE está consideravelmente aumentada... (tá, alguém perguntou ???)

* vc se torna a prima do Garfield ao caminhar e, como ele, diz : puxa vida, não vejo mais meus pés !

* por conta disso, vc não alcança mais seus pés, sequer prá cortar as unhas !

* vc adquire um andar gracioso de pata, e fica pensando 'puxa vida, será que um dia vou conseguir fechar as pernas novamente ?
'
* tua cachorra volta te procurar na escada porque acha que vc não subiu, quando - de fato - vc sobe dois degraus e descansa três (ela deve te achar uma lesa)

* vc bebe água como uma refugiada do Saara e sente fome como se tivesse chegado da Etiópia, principalmente daquilo que é proibido comer

* vc pode inchar, como se tivesse botado o dedo naqueles enchedores de bexiga, ainda que nem coma tanto sal assim - e nisso, vc deixar de usar aliança, alguns sapatos, etc.

* sua pele e seus cabelos podem melhorar enormemente, assim como podem ficar detonados como uma recém-chegada da guerra (e dificilmente tem coisa que dê jeito)

* vc fica com medo de pintar a juba e ela vai ficando descolorida e sem graça, ou vc passa um treco que nunca passou, só de medo de prejudicar a gestação, e fica um droga !

* apesar de todos os cuidados de hidratação, vc se enche de estrias como se fosse uma pista de cross

* vc pode ficar com manchas no rosto e com a incerteza de que as danadas realmente sumam com o fim da gestação

* vc fica com mais medo ainda de cárie nos dentes e com duas vezes mais chance de tê-las

* vc é chamada de cão farejador toda vez que sentir um odor desagradável a 5 km de distância, quando antes, sua rinite te impedia

* ao contrário, vc nunca teve nada ou tinha e piorou : suas vias respiratórias vivem entupidas e vc respira mal, a boca seca, vc toma água de madrugada, isso significa mais xixi... ou às vezes, vc passa a roncar nos ouvidos do amado ! Tudo bem que prá algumas isso possa soar como uma doce vingança, mas nem sempre...

* vc olha pro seu guarda-roupas com ar desolado e se pergunta se algum dia vai voltar a usar calças que não sejam de palhaço ou do Papai Noel...

Boa semana a todos!!!!

27 de mar. de 2010

28 semanas - pré natal!

Olá meninas,

Depois de ter tomado a vacina, marquei para fazer o pré - natal e pegar o atestado para viajar de avião. A GO me examinou, escutou os batimentos cardíacos do Antonio (145 / min), graças a Deus está tudo normal.
Engordei 10,5 kg até agora, minha pressão estava um pouco baixa 9/6, mas é o meu normal e a altura uterina 31 cm, ela disse que esta um pouco maior que idade gestacional, mas também tudo normal, não fiz a ultra desta vez pq não tinha horário, quando eu chegar em Campo Grande eu marco, pra dar uma espiadinha no Antonio.
Esta semana vou tomar a vacina anti - tetânica (reforço), que é recomendado para gestantes que tomou a mais de 5 anos e só é recomendado após as 20 semanas de gravidez. La vai eu de novo entrar na agulha...aiiii!! Ja parei de trabalhar, sexta- feira foi meu ultimo dia no mercado, esta semana preciso organizar os últimos detalhes para a mudança, não vejo a hora, to morrendo de saudade do meu maridinho!!! Estou super cansada, esgotada fisicamente e emocionalmemnte, preciso de folga, descanso, dormir até meio dia, assistir tv, ficar em casa mesmo. Ainda tenho muitas coisas pra preparar para a chegada do Antonio, comprar os móveis, comprar algumas coisinhas para decoração, lavar as roupinhas dele, arrumar as malas, organizar o chá de fraldas... ai parece que não vai dar tempo, tudo passa muito rápido. Tenho pedido a Deus que me dê força, graça, e que dê tudo certo!!!!
Beijinhos a todos!!!!

25 de mar. de 2010

Emoções a flor da pele!!

Meninas, eu to chorona heim!!! tudo me emociona, se eu ver um bebê, eu choro, se assitir alguma coisa bonita na tv, eu chooooro... se alguem fala mais duro comigo ai é que eu choooorooooo...rsrs, esses hormonios são fogo heim!!!Eu nunca fui assim, mas agora tudo é motivo para um "drama"...rsrs
E principalmente nessa fase de mudança de cidade, eu que estou resolvendo tudo por aqui, vendo transportadora, cancelando telefone, vou ter que vender algumas coisas daqui de casa pq não vão caber no "apertamento" novo... Vou voltar de avião pra Campo Grande, aí tenho que pegar atestado com a minha médica e com a veterinaria da Meggy...kkkk, nossa, uma loucuraaa!!!! e tudo isso a pé, pq João ta com o carro la em Rio Brilhante.
Mas estou feliz, pq no final de tudo esta dando tudo certo!!!
grande beijo!!

24 de mar. de 2010

Vacina contra H1N1, eu tomei...



Hoje tomei coragem e fui ao posto de saúde tomar a tão temida e "misteriosa" vacina contra o vírus H1N1. La no posto encontrei minha amiga Andreia (fisioterapeuta)que esta gravidinha de 2 meses.
Existem muitos boatos em torno desta vacina, mas nenhuma verdadeira. O risco maior das complicações da gripe suína é para a saúde da mãe, pois ela pode piorar rápido e ficar com pneumonia e dificuldade de respirar. Mas, se a mãe não estiver bem, o bebê acaba sofrendo também. O parto prematuro é um dos riscos.
O ministerio da saúde disse que não há evidências de que a vacina cause danos ao feto ou a capacidade reprodutiva da mulher. Mas somente as vacinas que não contenham adjuvante* poderá ser administrada em qualquer período da gestação. Por conta disso o ministério da saúde optou por vacinar as gestantes somente com as vacinas sem adjuvante*.
Adjuvante: é uma substância ( ou substâncias ) imuno-estimulante que entra na composição de uma vacina.
A data para vacinação de gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos, é de 22/03 a 02/04.

22 de mar. de 2010

Jesus e os valores familiares modernos


Estive pensando sobre como irei criar meu filho, quais os valores que realmente são importantes passar a ele para que ele tenha uma vida estruturada e bem sucedida.
Fiquei me lembrando de tudo que minha mãe e meu pai (mesmo distante) me ensinaram, tudo que vi, ouvi e presenciei durante toda minha vida. Hoje eu sou o que sou por causa deles, por causa dos acertos e dos erros tb. A igreja teve um papel fundamental na minha formação, pois me ajudou a superar momentos dificeis, feridas causadas pela convivência e pela ausência também. E principalmente a AMAR incondicionalmente cada um deles. Li este artigo e quero compartilhar com vocês!
Um grande beijo


O que a morte da menina Isabela nos mostra? Claramente, podemos perceber como a degeneração do fundamento da vida familiar na sociedade moderna tem desfechos sempre trágicos.

Muito além da trágica morte da menina Isabela, vê-se a cada instante, uma sucessão de mortes violentas de crianças e de jovens que por qualquer motivo se desviaram do caminho da luz ou, simplesmente, foram vítimas de quem deveria zelar primeiramente por sua felicidade e segurança.

Numa sociedade onde o “ter” é mais que “ser”, vemos freqüentemente famílias destroçadas pela dor e por acontecimentos desse tipo. O pior de tudo, é que mesmo após tragédias como esta; algumas pessoas ainda se mostram frias e distantes.

Jesus nos ensinou, de maneira inequívoca, o quanto é importante o amor e o carinho de uma família bem estruturada. Mesmo com todas as dificuldades e os problemas da vida moderna, devemos sempre ficar atentos para pequenos desvios nesse ideal e que, muitas vezes, vão se acumulando e transformam-se em comportamentos violentos e que favorecem apenas ao mal.

A família deve sempre ser o porto seguro; o esteio e o abrigo de cada um de seus membros. Os pais devem ensinar aos seus filhos a importância do respeito e da harmonia no convívio familiar. Devem fazer com que entendam, que modernidade e liberdade não são sinônimos de mau comportamento. E que, antes de tudo, os limites devem ser impostos o mais cedo possível. Por mais duros que possam ser, serão eles os verdadeiros responsáveis pela formação de um caráter sadio e de uma percepção correta do mundo que cerca a criança. Uma criança criada sem limites, tente a formar adolescentes e adultos que se acham superiores ao próximo e que desprezam e menosprezam tudo que os cerca; inclusive seus próprios familiares. Imaturos e mal formados psicologicamente tenderão a sofrer na vida adulta as privações impostas pelo mundo real muito mais duramente do que os outros. E poderão não se adaptar corretamente ao convívio em sociedade.

Amai e vigiai! Esse foi um dos maiores ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e, todo cristão, deve sempre ter em mente o seu real significado e aplicá-lo a todas as áreas de sua vida cotidiana.

Que Deus abençoe a todos.
Você encontra este artigo no site www.jesuseamor.com

19 de mar. de 2010

27 semanas e uma mudança pela frente...



Estou completando as 27 semanas, semana que vem entro no 7º mês!!!!! aiaiaiai!! Toda vez que penso que falta pouco tempo, me da um frio na barriga, mas também uma vontade de que passe logo...rsrs O Antonio se mexe bastante, ja consigo sentir o pézinho e o joelho passando na barriga, e os soluços..kkkk, engraçadinho demais!! Ja engordei 9 kg mas só de barriga e peito, rsrs, meus pés estão inchando bastante, mas graças a Deus minha pressão esta normal.
E novamente estou de mudança, estamos indo embora do Mato Grosso, estamos voltando para o Mato Grosso do Sul, João recebeu uma ótima proposta de emprego em uma usina de cana de açucar, que é o que realmente gosta de fazer, então vamos lá!! Deus é fiel!! Estamos muito felizes.
Algumas coisinhas que acontecem esta semana:

O bebê

A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele, continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem se mover nas órbitas. O bebê se torna sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Aqui fica a pergunta: como o bebe pode sentir cheiro dentro do útero? (pergunte ao especialista )

Com a mamãe

Parece que você vai ficar grávida para sempre? Está um pouco mais desconfortável? Nessa fase a azia, a falta de ar, a respiração curta, as cãibras, as hemorróidas, a indigestão, o ressecamento da pele, pioram. O que fazer? Lembre-se de que são sintomas temporários. Enfatize os aspectos positivos da gravidez. Você deve ter engordado uns 10 kg. Seu médico poderá ajudá-la muito agora. Veja os conselhos para solucionar os desconfortos da gravidez

14 de mar. de 2010

Mensagem de uma amiga

Hoje recebi uma mesnsagem linda, da minha amiga Ana Maria, e quero compartilhar com vcs. Ela tem três filhos, os gêmeos Pedro e Liara e a caçulinha Rania, ela sabe bem do que esta falando..rsrs...OBRIGADA ANA!

ANNA,amiga lembrei de vc....

Na vida do ANTONIO,só você ocupará este espaço: só você lhe deu a vida,Só você a carregou tão perto do coração. Só você sentiu seu primeiro sinal de vida. Você será a única a sentir aquele primeiro "chute" do pezinho de seu bebê a se esticar dentro do seu corpo.
Você se transforma inteira, e o faz assim para receber sua pequenina jóia. Não importa mais a cintura fina, os seios em pé, o corpo bonito.
Seus valores estão se transformando, e sua beleza maior hoje, NÃO É MAIS VC!
Consegue perceber que neste processo de transformação, até seus olhos adquiriram um brilho diferente? Você não deixou de ser bela! O que está acontecendo é que a beleza está crescendo. Neste processo, que é o maior milagre da vida, você transforma seu próprio sangue em alimento para seu filho e seus braços se preparam desde cedo para o primeiro abraço!
Pele,arrepios...o primeiro toque.
Cada milímetro de você é MÃE!

um bjão de uma amiga que passou por esta experiencia maravilhosa e especial.

12 de mar. de 2010

Coisinhas do enxoval do Antonio!




Quero compartilhar com vocês algumas coisinhas do enxoval do Antonio, como vcs sabem vaou fazer a decoração em tom de verde e bege claro. O livro do Bebê ganhamos da minha cunhada Taciana, muito lindo! a mala, eu comprei e o porta fraldas mandei fazer, mas eu criei o modelo, escolhi as cores, tecido etc... ficou muito legal tb, espero que gostem. beijos a todos

9 de mar. de 2010

26 semanas! Gravida e elegante!!



Acredito que uma das preocupações das barrigudinhas é a aparência, o corpo, roupas legais, etc. Eu vejo por ai que para algumas mulheres conforto é sinônimo de mal gosto, e isso não é verdade, por que podemos encontrar vestidos, calças e batas bem modernas.
Neste final de semana (06 de março) fui ao aniversário de 30 anos de casamento dos donos do supermercado que trabalho, que aconteceu na chácara da família, e a sindrome da cafonisse quis me pegar, pq eu ia de sapato baixo e um vestidinho simples...ah!!!perai, ta certo que o salto não é tãoooo confortavel para esta fase, mas eu vi que aguentaria... coloquei um vestido bem legal que tem um decote beeeem legal nas costas com uma renda, uma sandalia de salto, me maquiei como de costume, escovei o cabelo... estava me sentindo poderosa, linda!!! mesmo com aquele barrigãooo..rsrs
Meninas, não deixem de se arrumar na gravidez, é um período tão importante em nossas vidas, e aparência também ajuda a passar por ele de uma forma mais leve e feliz.
beijos a todos!!

24 semanas, Ultra - som morfológico




Chegou a tão esperada US morfológica, foi uma correria, por que a atendente da central de consultas marcou errado os horarios, quase que não consegui fazer. aff!!
Por que eu iria passar pelo meu médico primeiro para ele dar o pedido do US, e a topeira da atendente marcou um horario que o médico não atende!!!!acredita??!! e a ultra ja estava marcada, mas como Deus sempre coloca anjos em nossos caminhos, apareceu uma enfermeira que se compadeceu do meu caso, rsrs, e conseguiu um pedido de ultra com outro médico, e lá fui eu correndo fazer minha ultra.
Minha mãe e João foram comigo, na hora do exame começou a babação pelo Antonio...olha o pezinho, olha o bracinho..rsrs,e quando apareceu o pipi dele, ahhhh!!! o papai João comemorou de novo, esse é meu filhão!!!!
E graças a Deus meu Antonio esta ótimo, lindo e perfeito, sem nenhum problema. Ele estava com 29 cm, 660 gramas. Gordinho, né!
Não vejo a hora de tê-lo em meus braços!! ai, ai, fico sonhando com isso, olho as roupinhas dele, as coisinhas q ja preparamos para sua chegada. Fico conversando com ele, e ele responde com seus chutinhos ou soquinhos...rsrs muito legal!!
Obrigada Senhor por essa benção maravilhosa em nossas vidas!!

8 de mar. de 2010

23 semanas - Viajando para São Paulo



Estava com 23 semanas quando apareceu uma oportunidade de irmos a São Paulo, e mais uma vez caímos na estrada, passamos por Piracicaba para resolver umas coisas (que depois eu conto)passeamos bastante, fizemos algumas compras, para o Antonio...claaaarooo!!rsrs
Consegui encontrar com todos meus parentes, até minha prima Anna Paula que não via ha uns 10 anos. Foi muito gostoso, meu pai ficou todo encantando com minha barriga, conversando com o netinho dele, colocava a mão e chamava...bebeeeeeee!!!! até beijinho do avô ele ganhou, pode?! Minhas tias ficaram me paparicando, tiramos mil fotos..rsrs ao voltar para Campo Grande fizemos a ultra morfologica e ja conversei com meu médico que terei o Antonio lá com ele.

Reforma do quarto do Antonio





Com 20 semanas resolvemos reformar o quarto do Antonio, antes lá era uma sala de tv, com um sofa grande e confortavel, estante grande, era bem gostoso, tive que vender tudo, pq lá em casa são apenas dois quartos. Começamos a pintar a parede no sabado e colocamos a faixa papel de parede no domingo, deu um trabalhão, mta sujeira, cola pra todo lado, mas parecia que o Antonio estava adorando, por que não parava de se mexer...rsrs
Resolvemos fazer tudo em tom pastel, verde e bege claro, com papel de parede tema SAFARI. Ficou lindo, super aconchegante, adorei.
Olhem as fotos...

7 de mar. de 2010

Comendo por dois, será??

Desde o início da gravidez me preocupo muito com minha alimentação, pensando sempre na formação do Antonio, tive que mudar alguns habitos alimentares pensando na minha saúde e no desenvolvimento dele.
O que importa na verdade não é a quantidade, mas sim a qualidade. Claro que não virei uma paranóica, por que algumas vezes comi sanduiches, sorvetes, bolos e refrigerantes. Mas no meu cotidiano procurava substituir biscoitos recheados, que eu amo, por barrinha de cereal, e quando eu realmente estava com fome no meio da tarde ou de madrugada..rsrs, comia muitas frutas, queijo e iogurte.
Uma coisa que estou evitando também até por que esta me dando muita azia, são as frituras, procuro substituir pelo grelhado e cozido.
Alguns nutrientes importantes para mim e para o Antonio nesta fase são:
Proteínas: é fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê. Que são as carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilhas, grão-de-bico, nozes.
Carboidratos: São muito importantes, pois fornecem as calorias adicionais que a gestante necessita. Que são os pães, cereais, arroz, massas, batata, frutas. Os alimentos ricos em açúcares, como doces e refrigerantes, também contêm carboidrato, mas são muito calóricos e pobres em vitaminas e minerais.
Ácido fólico: é fundamental para a formação do sistema nervoso do feto, na formação do sangue e das células. Que são as folhas verdes como espinafre e brócolis, fígado, laranja, batata-doce e abóbora, alimentos integrais e legumes.
Vitamina B12: Também atua na produção sangüínea e na produção de células novas. Que são as carnes, peixes, aves, leite e derivados, ovos.
Cálcio: Este mineral está envolvido na formação de ossos e dentes do bebê. Que são o leite e derivados, vegetais como couve, agrião, mostarda e brócolis, sardinha em lata, alguns tipos de feijão, produtos à base de soja como tofu e alimentos fortificados.
Ferro: Faz parte da hemoglobina, substância dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo. Que são as carnes, aves, peixes e fígado têm um tipo de ferro que é muito bem absorvido. Já as leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, e as folhas verde-escuras, como espinafre e couve, contêm outro tipo, mais difícil de ser absorvido. Para ajudar a absorção deste ferro, consuma junto alimentos ricos em vitamina C, como frutas e sucos de laranja, limão, goiaba, acerola, caju, maracujá e evite o café.
Segundo o site www.nutricaodagestante.com.br, tem umas dicas importantes na alimentação na gravidez que eu segui e me fizeram muito bem, que são:

• Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação;
• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia;
• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.
• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), que autorizou o uso de produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados seguros ao bebê. O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados, pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.

As informações contidas aqui são de forma geral, pode ser que mude alguma orientação de acordo com a saúde da gestante.

MEXEU!!!

Com 17 semanas e 5 dias, eu ainda estava na casa da minha mãe em Campo Grande, e a Meggy minha cadelinha havia passado mal a madrugada toda e fez varios "serviços" em todos os tapetes da casa.
No outro dia tivemos que lavar os tapetes no quintal, estava eu esfregando um dos tapetes com a vassoura quando de repente...Tumm!!! O Antonio mexeu! Mexeu não, me deu um baita chute (ou soco), levei um susto, parei na hora e falei, mãe o Antonio mexeu! Fiquei parada para ver se ele daria outro pontapé daquele, mas não, a partir daquele momento só mexidinhas sutis como se um carocinho andasse dentro da minha barriga. Que sensação maravilhosa, que coisa mais linda, esperava ansiosamente pela proxima mexidinha, falava pro João coloca a mão, ele ta mexendo, corre!!!!!rsrs
Comecei a reparar que ele gostava de se mexer enquanto eu comia alguma coisa...hummmm, será que ele puxou ao pai....kkkk
Segundo especialistas, nesta fase é importante sentir o bebe mexer pelo menos três vezes ao dia, de manhã, a tarde e a noite, se o bebê ficar sem se mexer um periodo inteiro, tipo assim, ele mexe de manhã e depois vc não sente mais durante o dia e a noite, ligue para seu médico imediatamente, ok!?

6 de mar. de 2010

17 semanas de gravidez - Viajando para Campo Grande



No final do ano de 2009, João teve um recesso no reveillon, e fomos para Campo Grande ver minha mãe, irmão e meus avós, que eu ja não os via desde a mudança para Nova Mutum (quase 7 meses). Foi muito gostoso, descansamos bastante, minha mãe ficou super feliz em me ver barrigudinha, dava varios beijinhos na barriga e todos os dias dava primeiro bom dia a ele e depois falava comigo...rsrsrs
Nesses dias em que estive em Campo Grande visitei minhas amigas Malu (gravidinha do Samuel), Roberta(com o Bernardo lindo, fofo),a Gleiciani(com a Julia, a beiçudinha mais linda da tia Anna)e a Leslie (gravidinha da Ana Clara, que nome lindo..rsrs), é muito bom ter com quem conversar sobre gravidez e filhos, ha uma identificação enorme. E aproveitei para comprar umas coisinhas pro Antonio...ebaaaaaa!!!! o kit berço, perfeito, do jeito que eu queria, papel de parede e o conjunto de mala com a bolsa, perfeeeeito tb! Fiz uma ultra la no consultorio do pai da Leslie, meu Antonio estava lá lindãooooo!! Minha mãe ficou pasma como ele se mexia tanto e como ele ta tão perfeitinho, tão bem formadinho....Ah, eu caprichei né mãe!!!
Estava com 17 semanas e 2 dias, feliz da vida.
Lembrando que viajei de carro 960 km, com autorização da médica, ela recomendou que parassemos a cada duas horas para eu ficar em pé e circular o sangue, continuava tomando o dactil OB. Levei uma almofada para colocar nas costas, foi minha salvação, pq cheguei com a coluna moida.
Temos também que tomar cuidado com o que vamos comer na estrada, escolher bem o restaurante e procurar comer coisas leves e beber muita agua.

Comprando o enxoval!







Essa é uma das partes mais gostosas da gravidez,comprar o enxoval do bebê! Que mulher não gosta de fazer compras né, eu amoooo!!!rsrs... Mas falando sério agora, antes de pensar na beleza das coisas e se deixar levar pelos fru - frus temos que pensar em quatro coisas; no conforto, praticidade, quantidade e o tamanho. Conversei com várias amigas minhas que têm bebês, li muita coisa na internet, pesquisei bastante para não cometer exageros desnecessários. Sei que ainda é um pouco cedo pra falar com tanta propriedade, mas ao relatar minha experiência aqui vcs vão ver que não estou tão fora da realidade. Como meu orçamento familiar é contado, desde que descobri a gravidez (no primeiro mês) ja fui olhando umas coisinhas, e aquilo que eu achava em promoção e também sabia que era importante ter eu ja ia comprando, mesmo sem saber o sexo. Como por exemplo travesseirinho anti - sufucante, manta de malha e algumas roupinhas. Confesso que não aguentava mais ver nada amarelo, verde e branco...kkkkkkkk.
Abrindo um parenteses importante aqui, a minha conduta com relação a compra do enxoval só foi essa por que estava sem familiares por perto para me presentearem, tenho amigas que ganharam tudo, tudo mesmo, da mãe, da sogra, irmãs e cunhadas, cada família tem um jeito.ok?!
Voltando a compra do enxoval..rsrs
Hoje (com 26 semanas) ja tenho tudo do enxoval, menos os móveis do quarto, que quero comprar o mês que vêm.
Eu tenho uma média de 15 peças de cada tipo de roupinha variando entre tamanhos P,M e G. Tamanho P ou RN tenho pouca coisa, por imagino que o Antonio será um bebê grande, levando em consideração a nossa genética familiar. E outra coisa, penso que como eles crescem muito rápido, se eu comprasse tudo tamanho P, ele perderia tudo logo nos primeiros dois ou três meses, e gente, fala sério, roupinha de bebê é muuuito caro!!!!
Então fiz assim, comprei por exemplo 5 bodies tamanho P, 5 Tamanho - M e 5 tamanho- G
Ja os mijões tenho 3 tamanho P, e o restante M e G, por que onde eu moro faz mais calor do que frio, então tudo temos que levar em consideração, a época que ele vai nascer, o local onde você mora, por exemplo, onde eu moro tem bastante pernilongo e besouro na época seca, então comprei mosqueteiro para o carrinho e berço, isso foi uma das primeiras coisas que comprei. Antes de colocar um listinha das coisas importantes de um enxoval, quero falar tb do carrinho, bebê conforto, berço camping e banheira com suporte.
Quando você for comprar o carrinho, leve em consideração a marca por causa da forma de montagem do mesmo, existe uma marca que se chama Maclaren que esta ou estava decepando o dedinho das crianças. Deus me livreeeee!!! Dizem que a marca Chicco, Burigotto, Infantti e Galzerano são as melhores, tanto pelo conforto, praticidade, modernidade e claro qualidade do produto. Quando o bebê nasce, ele fica a maior parte do tempo no carrinho, por que vc consegue levá-lo pra qualquer lugar na casa, cuidado para seu bebê não escorregar por baixo do carrinho, mas e ae, oq fazer?manter o guri amarrado com o cinto de segurança??? Claro que não, a marca Burigotto tem um produto chamado Ninho, que nada mais é que um colchãozinho com uma proteção nas pontas pro bebê não escorregar e cair, a marca Galzerano, modelo PEGASUS não precisa do ninho por que ja vem com a proteção (É este modelo que eu tenho, ganhei de uma amiga).
O bebê conforto serve também como cadeirinha para o carro para crianças a té 13 kg, se vc não tiver como arrastar o carrinho dentro da sua casa, o bebê conforto pode substituir enquanto o bebê for pequenininho, e é legal se vc puder combinar o modelo com o do carrinho.
O berço camping também é legal por que se vc tiver espaço no seu quarto nos primeiros meses enquanto você estiver amamentando, o bebê pode dormir com vc sem estar na sua cama e é tão seguro e confortavel quanto o berço de madeira, e vc pode desmontar e levar pra qualquer lugar, ele fica dentro de uma sacola pequena e nem pesa tanto, ótimo pra viajar para casa da vó ou de parentes. A banheira com suporte, segundo essas minhas amigas queridas, é legal nos três primeiros meses, mas principalmente no primeiro mês, por que imagina só, vc mamãe de primeira viagem, como eu, não temos muita pratica e se vc fizer uma cesariana, altuda da banheira é mais confortavel pra vc, mas tem depois o lado chato que é desmontar toda a "parafernalia", da mais trabalho, e nessa fase o que vc menos quer é....ter trabalho!!!!! Fica a critério de cada uma.
Outra dica legal que tenho pra dar a vocês é com relação a fraldas descartaveis, a tão temida fralda descartável!!!!!!!!! Por que além de ser cara seu bebê vai usar muuuuuuito...rsrs. Então, segundo essas minhas amigas, a média de uso de fraldas é de 6 por dia no início, e depois que o bebê vai crescendo diminui um pouco, vai para 4 em média (é uma média, viu galera, depende do bebê), então vamos fazer uma matemática rápida aqui, se ele usa 6 por dia, ele usará 180 fraldas por mês...UAUUUUUUUU...... se você for comprar as melhores marcas (olha eu fazendo merchan de novo) Pampers Total Confort - 12 hs, Turma da Mônica tecnologia Huggies ou a Huggies, são as mais caras, mas dizem que são as melhores, vamos dizer que cada pacote com 60 fraldas custe 30 reais, por mês você vai gastar em média 90 reais de fralda. (é apenas uma média, podendo variar a marca, tamanho e local onde vc for comprar).
Voltando a falar da listinha de roupinhas para o bebê, não vou colocar quantidade, só vou falar das peças, ok?
conjuntos de camisinhas pagão
calça de malha com pé ou sem pé
macacões com mangas
macacões sem mangas
body
camisetas
conjuntos de lã (macacão, casaco, toca, sapatinhos...)
casaquinhos
meias
babadores
mantas de lã
mantas de linhas ou algodão
cobertor ou edredon
jogos de lençóis e fronhas
kit berço
travesseiro
toalhas felpudas
toalhas fraldas
fraldas de pano (estas servirão de apoio à troca de fraldas, às mamadas, alimentação, etc.)
Acredito que estas peças são importantes, sei que algumas mamães tem opiniões diferentes, muitas coisas que coloquei aqui ainda não foram minha real experiência, por que ainda estou gravida, mas acredito nas exeriências das minhas amigas, e com certeza vou segui-las, adaptando a realidade do meu bebê.
Espero que tenham gostado...beijooossss

O nome...

Desde o início do namoro João Flavio falava em colocar o nome do pai dele quando tivessemos um filho homem! Beleza, eu concordei, achei bacana a inciativa e o nome do meu sogro é bonito, é um nome forte; Antonio Morais de Oliveira. E realmente ele merece esta homenagem, meu sogro é uma pessoa maravilhosa, um pai exemplar, marido dedicado... Fiquei um pouco preocupada por que meu pai ficaria com ciúmes quando soubesse da escolha.
Realmente... ele ficou com ciúmes..tadinho, confesso que fiquei dividida, mas não quis voltar atrás, por que acredito que não é um nome ou sobrenome que determina a importância de uma pessoa. Conversei com meu pai depois e ele "entendeu", pelo menos pareceu, né! Enfim, hoje vejo que alguns assuntos são polêmicos na família, e temos que ter muito jogo de cintura para lidar com todos, sem magoar ninguem, mas também acredito que o que você e seu esposo escolhem para seus filhos ou para sua vida conjugal ninguém deve se intrometer, é como aquele ditado, que em "briga de marido e mulher não se mete a colher", sabe por que? por que só vc e seu esposo sabem o que vcs vivem no cotidiano, entre quatro paredes; os problemas, desafios, conquistas e etc, e se abrimos exceção uma vez teremos que abrir sempre, ai vc ja sabe, né.... Não estou dizendo para ignorar totalmente a participação dos familiares, mas eles precisam entender que tudo tem um limite.
Beijão a todos

5 de mar. de 2010

13 semanas, descobrindo o sexo!



Fomos a minha ginecologista fazer a 3 consulta do pré- natal, e pedi a ela que que fizesse um pedido de ultrassom, pois queria dar uma espiadinha no meu baby e quem sabe conseguir ver o sexo dele tb. Ela me disse que talvez não coseguiriamos ver por que ele estava muito pequenininho, mas mesmo assim, quis arriscar. Detalhe, o João desde o início falava que era um menino, ele me disse que sonhou que Deus disse a ele que seria um menino, e no sonho ele me via com um garotinho. Uau, que tremendo!!!!
Um dia antes pesquisamos na internet para ver se seria possível ver o sexo com 13 semanas, olhamos vídeos, fotos, depoimentos e etc, e também me sugeriram tomar Coca-Cola e comer chocolate, por que ai daria pra ver. Sei lá qual a ligação de uma coisa com a outra...kkkkk. E la fomos nós. Me empanturrei de chocolate e Coca- Cola e quando o médico começou a fazer a ultra, o João olhou e perguntou afirmando..rsrs...Dr. aquilo é um pipi!!!!!??? o médico olhou pra ele sorrindo e disse, é parece que sim, mas não vou dar 100% de certeza por que esta muito novinho...AHHHH!!!! doutor, fala sério!!! até eu que sou leigo consigo ver um pipizinho ali (claro que a gente só pensou isso). Mas enfim, foi lindo, meu bebezinho estava todo formadinho, todo perfeitinho, se mexendo bastante...liiindooooo!!!! Cada dia me apaixono mais pelo meu baby. O papai até chorou quando viu o "possível" pipi. rsrs Mas pra nós ja era o Antonio Neto, escolhemos este nome para homenagear meu sogro, mas essa historia conto depois, tinhamos certeza que era menino mesmo o medico não dando 100% de certeza, olhamos o vídeo da ultra umas mil vezes em casa, e lá estava o pipi do meu Antonio...
Agora é mais um pra jogar video game, deixar a tampa da privada levantada..etc
Será muito bem vindo, meu Antonio, venha cheio de saúde e muito abençoado por Deus.

9 semanas, que barriga é essa???


Pois é, eu com 9 semanas, ja tenho uma barriguinha, não é o máximo?????!!!!! Todos estão dizendo que estou grávida de gêmeos, mas não estou não..rsrsrs, minhas calças jeans não me servem mais, ja engordei 2 kg, to super empolgada, entrando em filas para gestantes, toda hora passo a mão na barriga, não preciso mais ficar encolhendo a barriga..kkkkkk. Estar grávida é o maximo! Tem a parte chatinha, né, que no meu caso são as azias...aff! até água esta me dando azia! o que esta me ajudando? Chupar laranja!!! acreditem!!! Além de ter muita vitamina C, é ótimo pra combater azias na gravidez, mas como não da pra chupar laranja o tempo todo, a médica me receitou Magnésia Bisurada, que é ótimo também e não prejudica o bebê.

Pré - natal

Quero colocar aqui a importância do pré-natal para todas as gestantes e para os papais também.
Fazer o acompanhamento mensal, realizar todos os possíveis exames para acompanhar a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê pode ser vital, gravidez não é doença, mas exige uma série de cuidados para garantir que mãe e bebê estejam bem, emocionalmente e fisicamente.
Existem alguns exames fundamentais que devem ser feitos assim que se descobre a gestação, como hemograma, glicemia, pesquisa de toxoplasmose, rubéola, sífilis, fezes, urina justamente visando detectar alguma alteração que possa ser tratada.
Uma das coisas que são importantes serem investigadas é a infecção urinária, que pode acarretar em parto prematuro.
Segundo o site www.abcdasaude.com.br, a infecção urinária é a terceira intercorrência clínica mais comum na gestação, acometendo de 10 a 12% das grávidas. A maioria destas infecções ocorre no primeiro trimestre da gravidez, 9% sob a forma de infecção urinária baixa (cistite) e 2% como infecção urinária alta (pielonefrite). A infecção urinária cria várias situações doentias e contribui para a mortalidade materno infantil. E ocorre por que as infecções urinárias são causadas por bactérias da flora intestinal que contaminam o trato urinário. As bactérias são encontradas na urina quando se rompe o equilíbrio entre a defesa do organismo e a sua virulência. Normalmente na gravidez, a urina é mais rica em nutrientes (açúcar e aminoácidos), o que propicia um meio de cultura mais rico, facilitando o crescimento das bactérias. Também ocorre, normalmente, na gravidez, uma dilatação do trato urinário, criando condições de estase urinária (urina parada) que favorece o crescimento bacteriano e a instalação da infecção urinária. Alguns sintomas são, ardência ao urinar, vontade de fazer xixi toda hora e sair um pinguinho, urina escura e com cheiro forte. Gente tem que cuidar meeesmo!! Quando fiz meus exames de rotina do inicio da gravidez, não sentia nenhum desses sintomas de infecção, mas segurava muito tempo o xixi...foi batata, deu infecção urinária, tomei antibiótico forte durante uma semana (não me lembro do nome do remédio)o que ajudou a aumentar a azia, mas foi ótimo, por que é algo perigoso. Mamães, tomem muita água e façam xixi toda hora que der vontade, mesmo que você esteja no supermercado, cuidem da higienização, para que assim como eu não tenha complicações em decorrência da infecção urinária.
E também existem os exames mais modernos que podem ser feitos para diagnosticar algumas patologias cromossômicas, como por exemplo, biópsia vilo corial para detecção principalmente da Síndrome de Down. Hoje já existem métodos menos invasivos como a translucência nucal através do ultra-som, se fazendo o rastreamento das mulheres que iriam realizar exames mais invasivos.
Fora esse monte de exames, é importante o uso de complementos vitamínicos como ácido fólico, para evitar alguma má formação no tubo neural do bebê. E não podemos nos esquecer da nossa querida ultra - sonografia, que podemos acompanhar o crescimento do bebê, posição da placenta, volume do líquido, entre outras coisas, e claroooo!!! dar uma espiadinha no baby, não há nada mais confortante para uma mãe, seja ela de primeira viagem ou não, ver seu bebezinho ali na telinha do consultório.
Pra vocês terem uma idéia, da minha rotina de pré natal, esta sendo assim, uma vez por mês viajo 250 km para Cuiabá para fazer meu pré - natal. Mas por que??? Infelizmente aqui em Nova Mutum não tem nenhuma clinica que atenda pelo meu plano de Saúde, somente em Cuiabá. Mas vale o sacrifício, só em saber que meu bebê esta bem, fazemos isso com maior prazer.

O susto!


Com seis semanas de gravidez tive um pequeno sangramento, que iniciou no final da tarde, liguei pra minha amiga Roberta, que tinha tido um bebê recentemente. Ela disse, Anna, liga pra sua médica isso não é normal, pode ser descolamento de plancenta...AHHHHHH! Desesperei na hora, liguei pra minha médica em Cuiabá, ela pediu pra eu procurar uma clinica que fazia ultra sonografia e tomar um remédio chamado Dactil OB, liguei pro João que veio "voando" da fazenda, e no outro dia voamos pra Cuiabá. Chegando lá marcamos a ultra para a tarde, e eu super nervosa, ansiosa, morrendo de medo de perder meu bebê. Antes de entrar na sala do exame, eu e João fizemos uma oração, e a médica quando colocou o aparelhinho da ultra, lá estava ele, meu pequenininho, parecia um vagalume, ja dava pra ver seus batimentos, e estav tudo bem!!!UFA!! nada de descolamento, nada de aborto, nenhum problema... conclusão, o sangramento aconteceu devido ao colamento do embrião no útero, e este pequeno sangramento é normal, algumas mulheres têm, outras não. Obrigada Senhor por tudo ter dado certo!

Trabalhando grávida

Antes de descobrir que estava gravida fui chamada para fazer uma entrevista de emprego no Supermercado Saito, aqui em Nova Mutum, a entrevista caiu no dia que descobri que meu bebê estava a caminho, fui até lá para agradecer a oportunidade e dizer que estava grávida, e para minha surpresa, fizeram uma proposta para ser prestadora de serviço, mesmo estando grávida, e que eu iria ganhar por hora trabalhada, ou seja poderia fazer meus horarios!!!uhuuuu!!! fiquei feliz da vida, três dias depois comecei a trabalhar. Deus é tão bom comigo que não tive nenhum mal estar, enjôo, etc... estava conseguindo trabalhar de boa, fazendo seleção e treinamentos.

O Início!!!


Vamos começar do começo...rsrs... João Flavio meu esposo depois de alguns meses desempregado arrumou um ótimo emprego em Nova Mutum - MT, estavamos morando em Campo Grande a 1 ano e meio, colocamos nossa mudança na costas e la vamos nós.... Assim que ele começou a trabalhar começamos a pensar em ter nosso primeiro filho, e decidimos parar de tomar o anticoncepcional em julho de 2009. Não contei pra ninguém, apenas aguardamos, e eu como uma boa ansiosa, no primeiro mês fiz teste de farmácia, e claro deu negativo para minha frustração...rsrsrs, no segundo mês (agosto 2009) a mesma coisa, e negativo de novo...afff.... no terceiro mês (setembro 2009) resolvi não criar expectativa, fui pra São Paulo a passeio, feliz e contente achando que iria menstruar como todos os outros meses, e pensando, acho que vou demorar mais uns meses pra engravidar, esta nas mãos de Deus.... passei a primeira noite na casa do meu pai , quando foi as 5:30 da madrugada do dia 24/09 acordei de repente salivando muuuuuuuito corri pro banheiro....credo que coisa mais estranha, pensei... e assim aconteceu no outro dia também, no dia 25/09 era pra eu ter ficado menstruada e eu sou suuuuper regulada, nunca atrasava, e..... a menstruação não veio... ta! esperei 1, 2, 3, 4 , 5 dias e nada, opa, alguma coisa estava acontecendo, fiz um teste de farmácia e deu... NEGATIVOOO....AHHHH, fiquei super confusa, chateada, no outro dia fiz o BetaHCG quantitativo, e o resultado??? INCONCLUSIVO.... como assim gente??? Pensei estou meio gravida...kkkk, nem negativo nem positivo, ai a médica disse pra eu repetir depois de 2 dias, esperei 4 pra realmente ter certeza, repeti o exame, e o resultado POSITIVO, estava grávida, gravidíssima!!!!!! Foi o melhor sentimento que ja tive na vida, estava de 4 semanas. A família ficou super feliz, todos comemoraram. Detalhe o papai João desde o primeiro enjôo ja teve certeza que estava grávida, ele dizia, que eu ja estava com cara de gravida, seio de gravida, jeito de gravida...rsrs pode? E ele estava certo. Nosso baby tão esperado estava a caminho, pra trazer mais felicidade às nossas vidas